Hoje, manter a glicose de pessoas com diabetes dentro das metas estabelecidas ficou muito mais fácil. A medida da glicose (ponta de dedo) com o glicosímetro ou a medida da glicose intersticial com sensores instalados no tecido subcutâneo permite obter o resultado imediatamente e ajustar as medicações conforme a prescrição médica.
Quanto mais controlada a glicose, melhor é a qualidade de vida e menores são os riscos de complicações do diabetes.
Converse com o seu endocrinologista sobre as metas de glicose adequadas para o seu caso. Saiba que você mesmo pode e deve, ao verificar a glicemia, tomar decisões importantes para o bom controle do diabetes. Lembre-se que saber cuidar do diabetes é uma forma de empoderamento e empoderar-se também é uma forma de tratamento.
Dra. Maria de Fátima de Magalhães Gonzaga
Endocrinologista, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Especialista em Clínica Médica, com experiência na área de Medicina Interna. Atualmente, é responsável pelo ambulatório de diabetes mellitus e pelo ambulatório de endocrinologia geral do Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Atua como preceptora de ensino e coordenadora da Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia na mesma instituição.